Blog

Cama Montessoriana – Por que optar por ela?

13 jul 2020

Muitas pessoas já conhecem ou ouviram falar na cama montessoriana, mas o que pouca gente sabe é que esse nome tem um significado muito importante. Antes de falarmos sobre os benefícios desse tipo de cama, vamos aproveitar para explicar um pouco de onde surgiu esse termo.

Os tipos de cama Montessorianas são originadas do Método Montessori, desenvolvido por uma educadora italiana chamada Maria Montessori. Em seus estudos, ela percebeu que quando crianças pequenas possuem autonomia e independência conseguem se auto motivar e desenvolver habilidades importantes.

 

Desenvolvimento da Criança

O método se concentra no desenvolvimento natural das crianças por meio da sua autonomia, e atualmente é reconhecido como uma das principais alternativas de educação para crianças.

Os quartos desenvolvidos baseados no método montessoriano são compostos por móveis mais baixos, na altura das crianças e não na dos adultos. Desse modo, elas conseguem se virar sozinhas no dia-a-dia, pegando brinquedos, saindo da cama e até colocando a própria roupa.

 

Podemos perceber, então, que a cama montessoriana vai muito além da decoração. Ela está relacionada também com o desenvolvimento da criança.

 

Segurança

Como a cama está bem perto do chão, possibilita a criança ter a autonomia de sair sozinha da cama engatinhando ou andando, além de reduzir o risco de queda, como acontece no caso de berços ou camas normais. Algumas mães têm medo de deixar a crianças nos berços pra evitar que elas tentem sair e acabem caindo.

 

Economia e Praticidade

A cama montessoriana pode atender crianças de várias idades e por isso é uma boa opção para quem pretende economizar. Ela serve tanto para bebês recém-nascidos, quanto para crianças com a idade mais avançada. Com isso, você não vai precisar trocar a cama tão rápido como se tivesse um berço, por exemplo.

 

Beliche Montessoriana

A beliche é uma boa opção para famílias com mais de um filho e que precisam otimizar o espaço da casa. Além disso, é um sucesso com a criançada e rola até disputa para ver quem vai dormir na parte de cima.

 

A Cimol tem um modelo que consegue juntar todos esses benefícios e ainda oferece um design super sofisticado, que combina com qualquer quarto. A Beliche EMA Montessoriana* vem com proteção lateral superior, bordas arredondadas e laqueadas, e ainda prateleira para objetos.

Gostou dessa dica? Deixem um comentário ou então uma sugestão para os próximos posts!