Blog

Sala de Jantar: Dicas de como escolher seu conjunto de mesa e cadeiras

9 jun 2020

A mesa sempre foi a protagonista da sala de jantar. Junto com as cadeiras, ela compõe o conjunto de sucesso dos encontros entre familiares e amigos, que se juntam para apreciar aquela comida saborosa, acompanhada de histórias emocionantes.

Pode parecer fácil, mas muita gente quebra a cabeça na hora de escolher o modelo de mesa e cadeiras ideais para a sala de jantar. Pensando nisso elaboramos algumas dicas que vão te ajudar nessa escolha.

 

 

FORMATO DA MESA

A primeira coisa que você precisar saber para começar a planejar sua sala de jantar é: quantas pessoas irão sentar na mesa? E nesse momento você tem que pensar no dia-a-dia e não na exceção. Se a sua família for pequena, é melhor improvisar nos dias de festa ao invés de ter uma mesa grande permanente que vai tomar o espaço da sala o tempo todo.

O formato da sala também é um ponto crucial e faz toda diferença. Além da mesa, você deve pensar nos ambientes de circulação e nos móveis complementares, como aparador, buffets ou vasos de plantas.

As mesas retangulares podem ser usadas soltas no ambiente, possibilitando a circulação das pessoas ao redor dela. Ou então você pode deixar uma das pontas encostada na parede e quando precisar de mais espaço, é só afastar a mesa e colocar uma cadeira na ponta e pronto.

Tamanhos mínimos de mesa retangular:

  • Para 04 pessoas – no mínimo 1,30m de comprimento;
  • Para 06 pessoas – no mínimo 1,50m a 1,60m;
  • Para 08 pessoas – no mínimo 1,80m.

As mesas redondas geralmente são indicadas para ambientes pequenos ou médios, e servem para poucas pessoas. Quando é feita no tamanho grande, acaba distanciando as pessoas que estão sentadas. O interessante das redondas é que quando você precisar de mais espaço sempre consegue encaixar outra cadeira.

Já as mesas quadradas são boas para famílias numerosas, para 02 pessoas, por exemplo, fica muito grande. Por isso são boas opções para ambientes médios e grandes, além de serem excelentes para ambientes contemporâneos.

 

 

ACABAMENTOS

Agora falando em acabamentos, mesas com tampo de madeira maciça ou laminada possuem um toque muito bacana que combinam com vários estilos.

Tampos de vidros são resistentes, fáceis de limpar e práticos no dia-a-dia, especialmente para quem tem crianças.

 

 

CADEIRAS

Apesar da mesa ser o destaque da sua sala de jantar, é preciso cuidado na escolha das cadeiras. Dependendo do modelo que você optar para compor o ambiente, elas podem chamar mais atenção do que a mesa. Então na hora que for escolher as cadeiras, lembre-se de que elas vão dar o toque de personalidade para o conjunto.

Para escolher um conjunto de cadeiras ideal para a sua sala de jantar, não pense somente no formato e acabamentos da mesa. Também leve em consideração a decoração de todo o ambiente e a praticidade.

 

 

ESTILOS E MODELOS

O universo das cadeiras é enorme. Tem modelos para todos os gostos: estilo natural, clássico, romântico, industrial, contemporânea, tradicional, dentre outros.

Se quiser um ambiente mais sóbrio, você pode escolher o mesmo acabamento para a mesa e as cadeiras. Isso vai fazer com as que as peças não fiquem com tanto destaque, e deixará o ambiente mais clássico.

Já se você preferir um ambiente mais contemporâneo, é possível mesclar os acabamentos e as cores das cadeiras. Pode também misturar o estilo de cadeiras ao redor da mesa com modelos diferentes, mas com a mesma cor. Ou então modelos iguais com cores diferentes.

Dica importante: se for utilizar 02 modelos diferentes, sempre opte por colocar um modelo igual nas pontas e o outro ao longo da mesa.

De todos os modelos que encontrar, você não pode abrir mão da cadeira ser FIRME, por isso analisar a resistência da cadeira é a coisa mais importante na hora da escolha. Observe sempre os pontos de fixação entre os pés, os acentos e o encosto.

 

No nosso site você vai encontrar uma linha completa de sala de jantar, não deixe de conhecer nossos modelos de mesas e cadeiras.

Gostou das nossas dicas? Deixem um comentário ou então uma sugestão para os próximos posts. Até mais!